Flashback (1992): “I Will Always Love You”, Whitney Houston
Flashback (1992): “I Will Always Love You”, Whitney Houston

Na nossa última edição, fomos até 2004 e relembramos “My Prerogative“, hit de Britney Spears.

Hoje, no Flashback do RDT Pop, iremos até o de 1992, quando Whitney Houston lançava o grande hit da sua carreira, “I Will Always Love You”, lembrado até os dias de hoje, que faz, inclusive, parte da trilha sonora do clássico do cinema “O Guarda-Costas”.

Esta faixa ganhou, em terceiro lugar, por voto popular, a nossa enquete realizada na edição do POP Facts: 10 Músicas que são regravações.

CONCEPÇÃO, LANÇAMENTO E RECEPÇÃO:

Escrita originalmente por Dolly Parton, em 1974, a faixa foi lançada pela cantora de country em seu álbum “Jolene” e alcançou o número #1 na principal parada musical do gênero country. A faixa foi escrita inspirada na separação musical de Dolly com Porter Wagoner – eles nunca se envolveram romanticamente falando.

Anos depois, em 1992, Whitney Houston regravou a canção para fazer parte da trilha sonora do filme “O Guarda-Costas”. Ao contrário da versão de Dolly, Houston acrescentou características pop na música, o que a deu uma nova roupagem.

Permaneceu por #1 por 14 semanas no US – um recorde na época. Manteve o recorde até o ano de 1995, quando este foi quebrado pelo hit de Mariah Carey, “One Sweet Day”, que permaneceu por 16 semanas em #1 – recorde mantido até os dias de hoje. Quando a cantora faleceu em 2012, a canção retornou pro Top 10 da Billboard Hot 100.

Ganhou dois prêmios Grammy, na cerimônia de 1993, nas categorias “Record of the Year” e “Best Female Pop Vocal Performance”.

O álbum que possui a canção é um dos mais vendidos do mundo, segundo UWC, e a segunda trilha sonora que mais vendeu.

Durante toda a turnê “The Mrs. Carter Show World Tour”, Beyoncé – uma das fãs famosas declaradas de Whitney – cantava a intro da canção, em versão acapella, antes da música “Halo” – assista aqui. O resultado era uma bela homenagem, toda noite, à cantora falecida em 2012.

VENDAS:

Na última atualização das vendas do single, que data 2013, eram contabilizados mais de 20 milhões de cópias vendidas mundialmente – via Buzzfeed. Isso dá a Whitney Houston o título de cantora que mais vendeu uma música na história.

CLIPE OFICIAL:

O vídeo oficial da faixa foi dirigido por Alan Smithee e ele mixa cenas do filme “O Guarda-Costas” com outras  imagens de Whitney. Um detalhe curioso: durante todo o vídeo, ela fica sentada devido a sua gravidez.

APRESENTAÇÕES AO VIVO:

Separamos algumas apresentações ao vivo da canção, incluindo uma feita no Brasil, em 1994, onde a platéia fez um enorme coro junto de Whitney.

.

“I hope life treats you kind, And I hope you’ll have
All you’ve dreamed of, and I wished you joy and happiness
But above all this, I wish you love”

Eu espero que a vida te trate bem e eu espero que você tenha
Tudo o que você sonhou, e eu te desejo alegria e felicidade
Mas acima de tudo, te desejo amor

— “I Will Always Love You“, Whitney Houston.

Até o próximo FLASHBACK aqui no RDT POP.


FASHBACKS: LISTE TODOS

« Post anterior Próximo post »
Notícias Relacionadas