Flashback (1984): “Material Girl”, Madonna
Flashback (1984): “Material Girl”, Madonna

Semana passada fomos até 1986, e relembramos “True Colors“, da Cyndi Lauper.

Hoje, no Flashback do RDT Pop, iremos até o ano de 1984 e relembraremos os feitos de “Material Girl”, um dos muitos singles de sucesso da cantora Madonna.

CONCEPÇÃO, LANÇAMENTO E RECEPÇÃO:

“Material Girl” foi composta por  Peter Brown e Robert Rans, e foi produzida por Nile Rodgers. O single faz parte do álbum “Like A Virgin”, de Madonna, e foi lançado como segundo single do projeto em 30 de novembro de 1986.

Lançada na época em que Madonna começava a se consolidar no cenário pop mundial, a faixa foi responsável por dar a jovem de 27 anos – na época -, o título, lembrado até hoje de Material Girl.

Em uma entrevista feita em 2009, Madonna disse seu ponto de vista sobre a faixa e sobre “Like a Virgin”:

“Eu gostei das duas porque elas são icônicas e provocativas ao mesmo tempo, mas não me refletem. Eu não sou uma pessoa materialista, e, certamente, não sou virgem.”

A crítica especializada foi bem receptiva com Madonna. Eles elegeram a faixa como uma das responsáveis por torna-la um ícone. Outros acreditavam que a cantora, mais uma vez, havia acertado em cheio e conquistado os jovens com um som irresistível que misturava ganchos novos e antigos do pop.

A faixa já ganhou diversos covers, como por exemplo: Hilary e Haylie Duff, Britney Spears e Elton John. Além disso, alguns versos da canção foram usados na canção Diamonds Sparkling, do filme “Moulin Rouge”.

VENDAS:

O single já vendeu 2.400.000 cópias no mundo todo – via UKMIX, dados atualizados até maio de 2016.

CLIPE OFICIAL:

O vídeo é inspirado na apresentação de Marilyn Monroe em “Os Homens Preferem as Loiras”, de 1963. Foi dirigido por Mary Lambert e é o primeiro vídeo em que Madonna demonstra suas habilidades de interpretação, pois o vídeo além de ter a coreografia original de “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”, vinha acompanhado de uma história/enredo.

APRESENTAÇÕES AO VIVO:

“‘Cause we’re living in a material world and I, I’m a material girl”

Porque nós vivemos num mundo materialista e eu sou um garota materialista

— “Material Girl“, Madonna.

.

Até o próximo FLASHBACK aqui no RDT POP.


FASHBACKS: LISTE TODOS

« Post anterior Próximo post »
Notícias Relacionadas