Flashback (1983): “Sweet Dreams”, Eurythmics
Flashback (1983): “Sweet Dreams”, Eurythmics

Semana passada fomos até 1992, e relembramos “I Will Always Love You“, da Whitney Houston.

Hoje, no Flashback do RDT Pop, iremos até o ano de 1983 e relembraremos um dos hits que voltaram com tudo no ano de 2017, o clássico “Sweet Dreams”, do Eurythmics.

CONCEPÇÃO, LANÇAMENTO E RECEPÇÃO:

O single, que foi lançado oficialmente nas rádios em 1983, foi composto por Annie Lennox e David A. Stewart, que faziam parte do duo britânico Eurythmics.

Primeiramente a canção foi um hit no Reino Unido, posteriormente alcançou o topo do chart nos EUA. Depois do sucesso desta faixa, o Eurythmics se estabilizou no cenário musical emplacando outros hits – como é o caso de “Love Is A Stranger”, que foi relançado depois do sucesso de “Sweet Dreams”.

Depois da explosão do hit, Annie comentou como ela se sentia antes do enorme sucesso:

“Eu sempre fui um hibrido entre Stevie Wonder e Joni Mitchell, caminhava pelas ruas como uma cantora/compositora, mas ninguém sabia que eu era uma – somente eu.”

Este foi um dos primeiros vídeos musicais a apresentar uma mulher com um visual andrógino. Annie Lennox é apresentada com seu cabelo pintado de laranja em toda a extensão do vídeo. Posteriormente, essa característica única dela viria a ser explorada em outros vídeos do duo.

Marylin Manson fez um cover da faixa, porém sua versão é bem mais sombria e com elementos de rock. Diversos outros cantores fizeram versões da música, como é o caso de Britney Spears Mika.

A faixa renasceu no Brasil no ano de 2017, voltando a se tornar popular com a versão funk, produzida pela Dj Sir Side – ouça aqui. Ganhou notoriedade e se tornou viral em solo brasileiro com a associação ao meme “Caindo no casos de família”.

VENDAS:

A faixa já vendeu mais de 2 milhões de cópias no mundo todo, tendo feito mais sucesso na França e nos EUA.

CLIPE OFICIAL:

O videoclipe da música foi dirigido por Chris Ashbrook, foi considerado um clássico da MTV e teve uma pesada contagem de reproduções nos anos 80.

APRESENTAÇÕES AO VIVO:

“Sweet dreams are made of this
Everybody’s looking for something”

Bons sonhos são feitos disso
Todo mundo está procurando alguma coisa

— “Sweet Dreams“, Eurythmics.

Até o próximo FLASHBACK aqui no RDT POP.


FASHBACKS: LISTE TODOS

« Post anterior Próximo post »
Notícias Relacionadas