Flashback (2008): “The Fame”, Lady Gaga
Flashback (2008): “The Fame”, Lady Gaga

Semana passada fomos até 2009 e relembramos “Tik Tok“, da Kesha.

Hoje, no FLASHBACK do RDT Pop, voltaremos ao ano de 2008 e relembraremos o lançamento do primeiro álbum de estúdio de Lady Gaga, “The Fame”, que completou nove anos de lançamento em agosto.

CONCEPÇÃO, SINGLES, LANÇAMENTO E RECEPÇÃO:

O álbum de estreia de Lady Gaga no cenário pop, The Fame, chegou pra nós em 19 de agosto de 2008. Com produção de RedOne, Rob Fusari, Martin Kierszenbaum, Space Cowboy, Brian Kierulf e Josh Schwartz, o disco tenta mostrar – e consegue com bastante sucesso – o amor que a cantora tem pela fama.

Lady Gaga definiu que a concepção do álbum partiu de:

The Fame é sobre como qualquer um pode se sentir famoso. Cultura pop é arte. Você não é legal por odiar cultura pop, então eu a abracei e você a escuta por todo o The Fame. Mas é uma fama compartilhável. Eu quero convidar todos para a festa. Eu quero que as pessoas se sintam parte deste estilo de vida.”

Os singles do álbum foram seis: “Just Dance”, “Beautiful, Dirty, Rich”, “Poker Face”, “Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)”, “LoveGame” e “Paparazzi”.

A recepção da crítica especializada foi altíssima. No Metacritc – responsável por reunir críticas especializadas de diversos assuntos, como games, musicas, filmes e programas de TV – o álbum coleciona 71 pontos de um total de 100, de todas as críticas que recebeu.

A Billboard definiu em sua crítica que:

“O conteúdo inteiro do “The Fame” prova que ela é muito mais do que um hit e um amontoado de truques no palco.” – via Metacritc.

Em 2010, o álbum foi indicado nas categorias “Álbum do Ano” e “Melhor álbum dance/eletrônico” nos 52º prêmios Grammy e saiu vitorioso na segunda categoria.

FAIXAS:

the fame disco

Com 15 faixas – sendo 12 na versão normal e 15 na versão “international digital edition” – o álbum possui diversas versões lançadas, uma inclusive com 18 faixas, que incluem as canções “Fashion”, “Retro, Dance, Freak” e “Again Again”.

1. “Just Dance”
2. “LoveGame”
3. “Paparazzi”
4. “Poker Face”
5. “I Like It Rough”
6. “Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)”
7. “Starstruck”
8. “Beautiful, Dirty, Rich”
9. “The Fame”
10. “Money Honey”
11. “Boys Boys Boys”
12. “Paper Gangsta”
13. “Brown Eyes”
14. “Summerboy”
15. “Disco Heaven”

O álbum está disponível nas plataformas digitais.

Ouça no Spotify:

 

VENDAS:

Em dados atualizados até agosto de 2017, “The Fame“ havia vendido mais de 15 milhões de cópias mundialmente. Destas, 120 mil copias são do Brasil. – via ATRL.

CLIPES OFICIAIS:

Lady Gaga gravou 6 clipes, um pra cada single do álbum.

EM 2017, Lady Gaga:

Atualmente, Lady Gaga se concentra em sua muito bem sucedida turnê Joanne World Tour, que promove o quinto álbum de estúdio da cantora, Joanne – ouça aqui. Inclusive, nesta semana, ela desembarcará no Brasil, pra sua apresentação única no dia 15 de setembro na abertura do Rock In Rio 2017. E, no próximo dia 22 de setembro, chegará a Netflix o documentário “Gaga: Five Foot Two” – clique aqui e e assista o trailer -, que nos apresentará seus momentos íntimos e até então desconhecidos dos fãs, desde o meio do ano passado.

SUGESTÕES:

Até o próximo FLASHBACK aqui no RDT POP.

E aí? Quer acrescentar algo?
Quer que a gente fale sobre alguma música, álbum ou artista que marcou sua vida?
Escreve aí pra gente e aguarda.


NÃO DEIXE DE LER NOSSOS OUTROS FASHBACKSCLIQUE AQUI E LISTE TODOS

« Post anterior
Notícias Relacionadas