Flashback (1991): “Black Or White”, Michael Jackson
Flashback (1991): “Black Or White”, Michael Jackson

Semana passada fomos até 1997, e relembramos “Angels“, de Robbie Williams.

Hoje, no Flashback do RDT Pop, faremos uma viagem até o ano de 1991, quando Michael Jackson apresentava ao mundo seu grande hit “Black Or White”, que permaneceu no Top 10 da Billboard Hot 100 dos EUA por 10 semanas consecutivas (7 delas em #1).

CONCEPÇÃO, LANÇAMENTO E RECEPÇÃO:

Escrita por Michael Jackson e Bill Bottrell, lançada em 11 de novembro de 1991, a música “Black Or White” foi o primeiro single do álbum “Dangerous”, oitavo disco de estúdio do cantor.

O sucesso desta canção foi responsável por solidificar a reputação de “Rei do Pop” que Michael foi adquirindo ao longo dos anos.

Com o sucesso, vieram também as polêmicas. Cada vez mais branco em suas aparições públicas, algumas pessoas acreditam que o vídeo e a letra da música seria uma resposta pras pessoas que tanto o criticavam e o acusavam de estar mudando a cor da pele. Na verdade, Michael sofria de vitiligo, e a doença era responsável por mudar o seu tom de pele.

Cenas do videoclipe utilizando a tecnologia morphing, inédita pra época.

A canção foi o 12º numero #1 de Michael Jackson como artista solo, na época o elevou a terceira posição de artista com mais #1 no Hot 100.

O vídeo da faixa utilizava um efeito muito inovador pra época: a técnica de morphing, que é processamento de imagem usado para calcular uma transformação, ou “metamorfose”, de uma imagem para outra. Além disso, a primeira versão do vídeo foi banida e censurada — já falamos disso aqui no RDT Pop, relembre no nosso POP Facts: 10 clipes que foram censurados. Após isto, o vídeo editado, foi um dos mais pedidos e permaneceu em #1, na MTV, por sete semanas.

VENDAS:

Em dados contabilizados até 2009, a faixa já acumulava quase 2 milhões de cópias vendidas no mundo todo – via UKMIX.

CLIPE OFICIAL:

O videoclipe oficial da faixa foi dirigido por John Landis, que também trabalhou com Michael em “Thriller”. Assim como toda a videografia do Rei do Pop, este vídeo também tem um acabamento primoroso, digno de cinema.

APRESENTAÇÕES AO VIVO:

.

“I am tired of this devil, I am tired of this stuff, It don’t matter if you’re black or white”

Eu estou cansado desse mal, eu estou cansado dessa coisa, não importa se você é preto ou branco

— “Black Or White“, Michael Jackson.

.

Até o próximo FLASHBACK aqui no RDT POP.


FASHBACKS: LISTE TODOS

« Post anterior Próximo post »
Notícias Relacionadas